Introdução

Sobre o relatório

Apresentamos o hotsite do nosso Relatório Anual 2019, um extrato das informações apresentadas em nosso Relatório Anual 2019 completo, escrito com base nas melhores práticas globais de gestão e relato da sustentabilidade corporativa.

Para o Relatório Anual 2019, adotamos a materialidade desenvolvida pela Eletrobras, com a participação de todas as suas empresas, incluindo a Eletrosul. Essa matriz foi submetida à aprovação da nossa Diretoria Executiva e do nosso Conselho de Administração, para garantir a relevância de todos os temas ao nosso negócio específico e a ampla cobertura dos assuntos de real impacto das nossas atividades, ou que possam influenciar nas decisões dos stakeholders.

O quadro abaixo é o resultado do processo de determinação da materialidade. Os limites determinam onde ou em quais públicos os impactos ocorrem e os capitais são baseados no conceito proposto pelo framework do IIRC (International Integrated Reporting Council) para o agrupamento dos diversos tipos de insumo ou recursos utilizados pela Eletrosul para a geração de valor.

Saiba mais

Em nosso site você encontra informações detalhadas sobre o desempenho operacional e econômico da empresa, apresentados no Relatório de Administração e nas Demonstrações Financeiras. Esclarecimentos também podem ser obtidos pelo endereço eletrônico sustentabilidade@cgteletrosul.gov.br ou pelo telefone (48) 3231-7690.

Mensagem da administração

Em 2019, avançou significativamente o processo de unificação das operações da Eletrosul e da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE). Esse processo de reestruturação societária estava  previsto no Plano Diretor de Negócios e Gestão das Empresas Eletrobras e tinha como objetivo a obtenção de sinergia operacional, econômico-financeira e tributária das empresas envolvidas, proporcionando ganhos de eficiência e otimização de resultados.

A alta administração da Eletrosul e da CGTEE atuou fortemente para transpor muitos desafios advindos da reestruturação, visto que essa operação teria que ser aprovada pelos órgãos governamentais e regulatórios envolvidos, pelos credores e por outros stakeholders.

Visando fomentar essa operação, considerada estratégica, foi aprovada pela holding a capitalização da dívida da CGTEE, no valor de R$ 4,7 bilhões. Além do saneamento financeiro da empresa, a reestruturação societária contou também com a ampla reforma e modernização da Usina Termelétrica (UTE) Candiota III, no Rio Grande do Sul, em ação denominada de Overhaul. A UTE, que possui capacidade instalada de 350 MW, voltou a registrar um excelente desempenho no final do ano.

Podemos destacar ainda em 2019, o empenho da alta administração em negociar os ativos e estudos ambientais referentes aos empreendimentos do Lote A – que não foram concluídos em razão de parcerias inviabilizadas –, que ocasionou a recuperação de quase 80% do valor previamente investido junto aos novos concessionários.

No que diz respeito à transformação digital, o SAP trouxe uma melhoria essencial aos processos de gestão das empresas Eletrobras, com a padronização e automatização de  atividades e informações, a integração de áreas e recursos, além da possibilidade de maior gestão das controladas por parte da holding.

Queremos seguir crescendo, mas sem tirar a sustentabilidade do foco.

Economicamente, nossos resultados em 2019 são de R$ 168 milhões. Adicionalmente, podemos ressaltar que nossas expectativas para 2020, com a reestruturação, são de termos um aumento considerável em nossa receita. Ambientalmente, teremos o desafio da diversificação da matriz energética, considerando a inclusão da geração termelétrica no portfólio da empresa resultante do processo de unificação das operações da Eletrosul e da CGTEE. Empreendimentos como a UTE Candiota III são essenciais ao modelo energético brasileiro, e nosso compromisso será acompanhar e reduzir sistematicamente as emissões de gases de efeito estufa, minimizando seus efeitos. Com a instalação de uma planta de beneficiamento, melhoraremos a qualidade do carvão utilizado na usina, visando a uma produção ainda mais eficiente. Socialmente, implantamos programas visando ao desenvolvimento regional e a valorização das comunidades presentes nas áreas de atuação  da nossa empresa, com resultados a partir da transformação social com foco na educação e na cultura. Também cumprimos rigorosamente as condicionantes previstas nas licenças emitidas para os diversos empreendimentos da Eletrosul. Enfim, a sustentabilidade está no nosso propósito: sermos reconhecidos pela excelência nas ações e na gestão, e pela cultura de sustentabilidade.

Que em 2020 possamos atingir nossas expectativas e divulgar novamente bons resultados.

Diretoria Executiva Conselho de Administração

Pandemia Covid-19

As empresas Eletrobras vêm monitorando, desde janeiro de 2020, a evolução e os possíveis impactos causados pela pandemia de coronavírus, a Covid-19, e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e dos governos dos estados e das cidades onde se encontram suas operações. Para coordenar e monitorar todas as ações relativas à pandemia, foi criado, em 17 de março de 2020, o Comitê de Monitoramento e Gestão de Crise das empresas Eletrobras, formado pela Diretoria Executiva da holding, os Presidentes de suas empresas controladas e o Diretor-Geral do Cepel.

Devido à necessidade de preservar suas atividades essenciais, a companhia, na medida do possível, tomou várias providências:

  • ANTECIPOU FÉRIAS;
  • APROVOU COMPENSAÇÃO DE BANCO DE HORAS;
  • AUTORIZOU O TRABALHO REMOTO;
  • RESTRINGIU A REALIZAÇÃO DE VIAGENS NACIONAIS;
  • PROIBIU REUNIÕES PRESENCIAIS COM A PARTICIPAÇÃO DE NÚMERO ELEVADO DE PESSOAS;
  • SUSPENDEU VIAGENS INTERNACIONAIS E COLOCOU OS EMPREGADOS QUE APRESENTARAM SINTOMAS EM QUARENTENA; E
  • SOLICITOU, AINDA, QUE SEUS PRESTADORES DE SERVIÇOS OBSERVASSEM IGUALMENTE TODAS AS ORIENTAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

No que se refere à operação do sistema eletroenergético, foi criado um plano de ação de contingência com o objetivo de mapear, monitorar e orientar os empregados sobre as ações necessárias nas operações de geração e transmissão.

Neste momento tão inusitado para todos, as empresas Eletrobras têm demonstrado elevada resiliência, alto grau de comprometimento e um propósito claro de todos os administradores e empregados de gerar e transmitir a energia de que o Brasil precisa para combater a pandemia, preservar vidas e manter as atividades econômicas.