Força de trabalho e familiares

Propósito e Visão

Propósito
Colocamos toda nossa energia para o desenvolvimento sustentável da sociedade 

Visão de futuro
Ser uma empresa inovadora de energia limpa, reconhecida pela excelência e sustentabilidade

Também renovamos os outdoors das usinas de Paulo Afonso e Xingó que contêm informações sobre segurança de barragens para inclusão do selo.

Governança corporativa e ética

Diversidade do Conselho de Administração em 2019

Seleção e desenvolvimento da liderança

Em linha com a legislação e com o nosso Estatuto Social, toda indicação a cargos do Conselho de Administração, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal é analisada previamente pelas áreas de integridade e governança da Eletrobras.

Realizamos anualmente a avaliação de desempenho da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração, seguindo os critérios previstos em nossos regimentos internos, com o objetivo de subsidiar a decisão do acionista a respeito da recondução dos administradores.

O nosso Estatuto Social estabelece que os administradores devem participar, tanto na posse como anualmente, de treinamentos específicos sobre legislação societária, mercado de capitais e demais temas relacionados às atividades da empresa. Nesse sentido, em 2019 foi promovido, em parceria com a Universidade Corporativa do Sistema Eletrobras (Unise), o curso “Programa de Aprimoramento para Conselheiros e Diretores Eletrobras”.

Remuneração da liderança

A remuneração mensal da Diretoria Executiva é aprovada em Assembleia Geral de Acionistas, seguindo as orientações da Secretaria de Coordenação e Governança das Estatais (Sest). Conheça mais sobre a remuneração da Alta Administração no Relatório da Administração.

O Programa de Remuneração Variável Anual (RVA) de 2019 pode somar até 3 honorários mais bônus de 1,5 honorários, caso atendidos os critérios estabelecidos e está estruturado com base nas metas empresariais, pactuadas entre o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva e, posteriormente, formalizadas junto à Sest.

Os indicadores da RVA de 2019 estão descritos a seguir:

Perfil dos empregados e diversidade

A Eletrosul concluiu 2019 com 1.058 empregados, 6% a menos comparado ao ano anterior. Essa variação foi decorrente, principalmente, da adesão ao Plano de Demissão Consensual (PDC), pelo qual foram desligadas 57 pessoas. O plano foi implantado por todas as empresas Eletrobras, conforme orientação estratégica da holding, com o objetivo de adequar o quadro de pessoal, gerando eficiência nos processos, equilíbrio entre as equipes e um perfil sustentável para desenvolvimento do negócio e das pessoas nos próximos anos.

Cem por cento dos nossos empregados são abrangidos por acordos de negociação coletiva e possuem contrato por tempo indeterminado.

Desenvolvimento de carreira

O Plano de Carreira e Remuneração (PCR) das empresas Eletrobras foi criado em 2010 para unificar as diretrizes e políticas de cargos, carreira, remuneração e desempenho, alinhando as políticas e as práticas de gestão de pessoas aos direcionadores estratégicos empresariais para a melhoria da performance organizacional, com base em competências e foco e resultados.

O Sistema de Gestão de Desempenho (SGD), usado no gerenciamento de desempenho na empresa, é base para o PCR. A ferramenta possibilita a realização automatizada de planejamento, acompanhamento, avaliação (metas e competências), desenvolvimento e comparação do desempenho alcançado com o planejado. Nesse contexto, destacamos a interface de avaliação com o Plano de Educação Corporativa, Banco de Talentos e Oportunidades, Plano de Sucessão, Gestão do Conhecimento e distribuição de mérito.

A partir do SGD, é elaborado o Plano de Desenvolvimento Individual . Há, ainda, o Plano de Desenvolvimento de Equipe, que trata do planejamento elaborado pelos líderes de ações educacionais para suas equipes. Em 2019, 100% dos empregados da Eletrosul foram submetidos a avaliação de desempenho.

Treinamento e capacitação

As empresas Eletrobras seguem política de educação, que baseia de forma integrada e cooperativa as ações da universidade corporativa. Na Eletrosul, há um Setor de Educação Corporativa, um Centro de Treinamento na sede e salas de treinamento em localidades descentralizadas. Além disso, utilizamos um sistema informatizado de gerenciamento de capacitações e um ambiente virtual de aprendizagem.

As ações educacionais são contínuas e podem ter origem estratégica, legal e/ou obrigatória. Para a qualificação técnica, disponibilizamos diversos cursos ministrados por empregados educadores e professores externos qualificados. Para a liderança, há um programa de desenvolvimento específico, que inclui palestras, cursos, workshops e cursos de pós-graduação. Entre os benefícios concedidos aos empregados, há o reembolso de parte dos valores despendidos em curso superior. Arcamos, ainda, com 100% dos custos de cursos de pós-graduação e capacitações no exterior, caso sejam de interesse da empresa. Também pagamos parte das despesas de cursos de idiomas.

A Eletrosul promove programas de estágio e de contratação de jovens aprendizes.

Saúde e segurança no trabalho

Entre as metas do Plano de Negócios e Gestão para 2019 destaca-se a relacionada a melhorar a taxa de frequência de acidentes na empresa. Como resultado, registramos a menor taxa de nossa história – 1,90 – frente a 6,13 em 2018. Para isso, concentramos esforços principalmente no registro e divulgação de incidentes.

Nossas ações estão de acordo com as diretrizes da Política de Gestão de Pessoas das eEmpresas Eletrobras, que determina a manutenção contínua de boas condições de trabalho e bem-estar dos empregados e, por sua vez, estão alinhadas à Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras. Nossa gestão da saúde ocupacional e segurança do trabalho está definida nas Normas de Gestão de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional e no Plano Eletrosul de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Acompanhamento Social (PESSOAS). Entre os diversos programas do PESSOAS, destacam-se:

  • Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT);
  • Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);
  • Programa de Qualidade de Vida;
  • Plano de Atendimento às Situações de Emergência da Eletrosul (PASE);
  • Programa de Atendimento à Pessoa com Deficiência (PAPD);
  • Programa de Prevenção à Dependência do Álcool e/ou Outras Drogas (PRAD);
  • Programa Terceira de Primeira (3D1);
  • Programa de Orientação à Aposentadoria (POPA);
  • Programa de Gestão do Clima Organizacional; e
  • Programa de Acompanhamento aos Empregados Afastados do Trabalho em Auxílio Doença e/ou Acidente do Trabalho.

Programa de Qualidade de Vida

Nosso programa de qualidade de vida inclui um calendário de campanhas e ações anuais, entre palestras, orientações e workshops, iniciativas relacionadas ao Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outros eventos importantes de saúde. A semana de qualidade de vida ocorre em outubro, sendo que em 2019 foi realizada a 10ª Semana de Qualidade de Vida, com o objetivo de promoção da saúde dos empregados e contribuir com orientações de saúde, qualidade de vida e bem-estar no trabalho.

Para as áreas de operação e manutenção, que demandam mais esforço físico, oferecemos programa de condicionamento e ginástica laboral.

 A avaliação psicossocial complementa a avaliação de saúde dos trabalhadores.