Estratégia e visão de futuro

Propósito e Visão

Propósito
Colocamos toda nossa energia para o desenvolvimento sustentável da sociedade 

Visão de futuro
Ser uma empresa inovadora de energia limpa, reconhecida pela excelência e sustentabilidade

Planejamento estratégico

Nosso Plano de Negócios e Gestão (PNG) contempla metas e indicadores de desempenho econômico-financeiros, operacionais, de gestão e governança corporativa, e socioambientais, incluindo os 13 indicadores relacionados aos cinco ODS priorizados pela Eletrosul (7, 8, 9, 13 e 16).

O PNG é anualmente atualizado a partir do Plano Diretor de Negócios e Gestão (PDNG) da holding, que é um desdobramento do Plano Estratégico das Empresas Eletrobras. Em 2020, a Eletrobras irá lançar seu novo Plano Estratégico, para o ciclo 2020-2035.

PNG 2019-2023

Em 2019, o PNG 2019-2023 cumpriu sua ambição estratégica e alcançou resultados significativos, conforme descrito abaixo:

PNG 2020-2024

Em 2019, o PNG 2019-2023 cumpriu sua ambição estratégica e alcançou resultados significativos, conforme descrito abaixo:

PDNG 2020-2024

Mundialmente, o conhecimento e a inovação serão os motores da economia, que passará, juntamente com a sociedade, por ampla digitalização. Haverá mudanças nos padrões de consumo e maior protagonismo do cliente nas interações com as empresas. Ambientalmente, as mudanças climáticas e alterações nos regimes de chuvas, além da necessidade de reduzir os impactos no meio ambiente, levarão à expansão da economia de baixo carbono.

No Brasil, a expansão da demanda por energia elétrica trará transição demográfica acelerada, reconfiguração espacial da atividade econômica e crescimento das cidades médias. Seguindo essas tendências, o setor elétrico deverá ajustar seu modelo, expandir o sistema de transmissão de energia, acelerar as mudanças tecnológicas, multiplicar e reposicionar players, expandir a geração distribuída, reduzir custos de insumos críticos e obter ganhos sistêmicos com eficiência energética.

Esse cenário pautou as diretrizes do PDNG 2020-2024, que traz novo propósito e visão de futuro com relação ao ciclo anterior, além de novos indicadores e metas para as empresas Eletrobras.

Gestão de riscos, crises e oportunidades

Partindo do modelo de gestão de riscos da holding, revisamos periodicamente nossa matriz de riscos, sendo que para 2019 foram mapeados 56 riscos, dos quais 15 foram elencados como prioritários. Somente para os fatores de riscos com índices alto e crítico foi necessário elaborar ações de tratamento para mitigar a possibilidade de materialização.

Nosso processo de gestão de riscos parte da elaboração de uma Matriz de Riscos, com levantamento e descrição de todos os eventos aos quais a empresa está exposta. Para aqueles considerados críticos para o ciclo, são definidos planos de ação, que devem ser executados pelas áreas proprietárias de cada risco.

Em 2019, implementamos uma nova metodologia de classificação, substituindo a análise de vulnerabilidade versus o impacto por avaliação que considera o impacto versus a probabilidade.

O Plano Estratégico das Empresas Eletrobras 2015-2030 é a base para o nosso Plano de Negócios e Gestão e possui desafios e oportunidades relacionadas às nossas atividades. O planejamento foi construído com base em possíveis cenários, elaborados a partir da análise de premissas focadas em seis temas: mercado, competição, regulação, socioambiental, financeiro e novas tecnologias.

Gestão e sustentabilidade

Para ampliar nosso potencial de contribuir para o desenvolvimento sustentável, alinhamos nossa estratégia a uma série de iniciativas globais de cunho social, ambiental e econômico. Desde 2017, inserimos em nosso Plano de Negócio e Gestão (PNG) indicadores e metas visando atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU e que têm o propósito de fomentar políticas nacionais e engajar empresas do mundo todo.

Monitoramos nosso desempenho também por meio de indicadores do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa e Balcão (ISE B3), que estão inseridos em nosso PNG e adotamos diversas práticas que contribuíram positivamente para obtermos os seguintes resultados em 2019:

Levamos em consideração aspectos socioambientais desde a prospecção de novos negócios, passando pela implantação, até a operação e manutenção. Os nossos principais guias nesse sentido são a Política Ambiental, a de Responsabilidade Social e a de Sustentabilidade.

Compromissos voluntários

Iniciativas apoiadas de caráter social

  • Pacto Global;
  • Programa Brasil Mulher;
  • Princípio de Empoderamento das Mulheres;
  • Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade Nós Podemos Santa Catarina;
  • Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça;
  • Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e da Exploração Sexual Infanto-Juvenil; e
  • Memorando de Entendimento entre Eletrosul e PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Iniciativas apoiadas de caráter ambiental

  • Posicionamento sobre Mecanismos de Precificação de Carbono do IEC (Iniciativa Empresarial em Clima); e
  • Compromisso Empresarial Brasileiro sobre a Biodiversidade do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Organizações das quais participamos